Geral

Como escolher o perfume ideal e a melhor forma de usar

​​​​​​​Expert d’O Boticário, Cesar Veiga, esclarece curiosidades sobre perfumaria.

A arte tem inúmeras formas de expressão, ela é um estado de espírito que exige muita sensibilidade de quem cria ou a interpreta. Para O Boticário, a perfumaria é uma das expressões mais poéticas da arte. E a alquimia entre a inspiração, matérias-primas e processos tem total responsabilidade sobre o resultado final. São segredos que geram combinações exclusivas: os melhores ingredientes, perfumistas e casas de fragrâncias internacionais, técnicas artesanais e muito amor e beleza.

Afinal, como os perfumes são feitos? O expert em perfumaria do Núcleo de Inteligência Olfativa do Grupo Boticário, Cesar Veiga, explica que nasce de uma ideia, de um briefing, de uma concepção, de uma necessidade do mercado. “O Boticário está em constante pesquisa de tendências e de oportunidades para trazer sempre inovação em termos olfativos. Os nossos perfumistas estão nos Centros Criativos de Paris, Nova York e São Paulo pesquisando o que há de mais atual na perfumaria. Os ingredientes são selecionados de todas as partes do mundo, sempre trazendo o melhor para a perfumaria nacional”, destaca.

A seguir, César esclarece uma série de curiosidades a respeito da perfumaria. Acompanhe e descubra tudo que você sempre quis saber sobre o assunto:

 

Devo levar em consideração a minha personalidade na hora de comprar um perfume?

Com certeza. Por meio dos aromas das fragrâncias você transmite a sua personalidade. As pessoas mais tímidas procuram perfumes mais cítricos e menos invasivos, já as pessoas mais expansivas gostam dos frutais e de notas mais marcantes.

 

Posso usar o mesmo perfume durante o dia e durante a noite ou devo ter mais de uma opção?

Perfume é como uma roupa, você transmite uma intenção e sua personalidade. Então, você tem que se sentir bem com seu perfume. Geralmente não há uma regra definida, mas se você vai para uma reunião de negócios, as famílias florais mais leves e os amadeirados mais discretos vão bem com essa ocasião. Agora, quando você vai para uma balada, os perfumes mais adocicados como os orientais são ideais, porque são mais marcantes.

 

Devo testar o perfume antes de comprar?

Sim, é muito importante porque a sua pele tem o seu cheiro pessoal que vai combinar com o perfume. Ao avaliar as fragrâncias na loja é importante você ver como ela vai combinar com seu cheiro pessoal, aplique um pouco na pele e veja como é o comportamento do perfume.

 

Em que lugar do corpo deve ser aplicado o perfume?

Perfume é feito para passar no corpo todo, mas existem pontos-chave onde ele se instala mais: atrás da orelha, no pescoço, na região da dobra dos cotovelos, pulso, peito e atrás dos joelhos.

 

Colônia e perfume, qual é a diferença entre eles?

Na perfumaria existem várias classificações:

COLÔNIAS OU SPLASHES COLÔNIAS: são as mais frescas, feitas para prolongar a sensação de conforto após o banho, trazem muita refrescância para dias quentes.

EAU DE TOILETTE: é o desodorante colônia no Brasil, perfeitos para o dia a dia.

EAU DE PARFUM: são para ocasiões mais especiais.

A diferença é a quantidade de matéria-prima diluída. A água de colônia tem menos essência, depois vem o Eau de Toilette, o Eau de Parfum, até chegar realmente no Parfum. Esta última não existe no nosso mercado porque tem uma concentração muito alta e quase inacessível.

 

Existe algum momento em que o perfume é proibido?

Não existe essa interdição, mas é ideal ter bom senso. Se você vai para um ambiente mais discreto, que não deve chamar muita atenção, procure as fragrâncias menos invasivas.

 

DICA EXTRA: Uma dica para prolongar o perfume na pele é sempre mantê-la hidratada. Quanto mais hidratada a pele estiver, mais o perfume vai durar.